Processo de Inscrição

Cursos de Graduação dos Campi de Itajubá e Itabira

É de Responsabilidade do Candidato:

Observar as informações constantes no Termo de Adesão da UNIFEI à primeira edição do SISU 2022

Observar e acompanhar os prazos e os procedimentos estabelecidos pelo SISU para inscrição

Acompanhar eventuais alterações e/ou comunicados referentes ao Processo Seletivo do SISU 2022.1

Já leu o edital? Está com todos os documentos em mãos?

Cronograma de Matrícula Digital

Modalidades de Vagas

No ato da inscrição, o candidato deverá fazer opção por uma das modalidades de vagas

Não será permitido solicitar mudança de modalidade após a inscrição, cabendo exclusivamente ao candidato analisar os requisitos e documentos exigidos para cada modalidade de concorrência.

Os candidatos não classificados na Chamada Regular, poderão, conforme cronograma do SISU, demonstrar interesse em permanecer na Lista de Espera, por meio da página do SISU.

Para constar da Lista de Espera, o candidato deverá, obrigatoriamente, confirmar seu interesse no portal SISU/MEC em apenas um dos cursos para o qual optou por concorrer em sua inscrição ao SISU. Esta lista será utilizada, pela UNIFEI, na ocupação das vagas não preenchidas na Chamada Regular.

A manifestação de interesse na lista de espera assegura ao estudante apenas a expectativa de direito à vaga ofertada no âmbito do SISU para a qual a manifestação foi efetuada, e sua matrícula fica condicionada à existência de vaga e ao atendimento de todos os requisitos legais e regulamentares.

Em caso de dúvidas, consulte o edital

Vagas Reservadas

Das vagas reservadas, conforme definido por legislação vigente, consultar o item IV do edital.

Classificação e Resultados

A classificação dos candidatos aos cursos da UNIFEI será realizada pelo sistema SISU/MEC. Após o término das inscrições, o resultado da Chamada Regular será divulgado no 22 de fevereiro de 2022 e o candidato poderá consultar a página do SISU e a página do Processo Seletivo da UNIFEI.

O candidato aprovado na Chamada Regular, em qualquer uma de suas opções de curso, não poderá participar da Lista de Espera do SISU, mesmo que não tenha realizado sua matrícula na instituição para o qual foi selecionado, conforme estabelecido no Parágrafo único, do art. 23 da Portaria Normativa MEC no 1.117/2018.

Para constar da Lista de Espera do SISU, o estudante deverá, obrigatoriamente, declarar o interesse pela vaga, no período previsto no cronograma divulgado pelo MEC.

As demais chamadas referentes à Lista de Espera, conforme disposto na Portaria Normativa MEC no 21/2012 serão publicadas na página do processo seletivo e os candidatos que declararam interesse deverão fazer o acompanhamento das convocações conforme cronograma da UNIFEI.

Os candidatos serão classificados na ordem decrescente da NOTA FINAL para cada modalidade de concorrência.

Convocações e Matrícula

A convocação dos classificados na Chamada Regular será realizada através do SISU e na página do processo seletivo da UNIFEI.

As vagas remanescentes da Chamada Regular serão preenchidas, utilizando a Lista de Espera do SISU, obedecendo a ordem de classificação do candidato, no curso e modalidade  escolhidos. As listas serão divulgadas, exclusivamente, na página do processo seletivo.

É de inteira responsabilidade do candidato o acompanhamento das convocações (Chamada Regular e Listas de Espera), bem como  providenciar os documentos necessários para a realização da matrícula digital, conforme o edital

A UNIFEI NÃO fará nenhum tipo de contato com o candidato alertando-o da convocação.

Cabe exclusivamente ao candidato certificar-se de que cumpre todos os requisitos estabelecidos neste edital para concorrer às vagas reservadas, sob pena de perder o direito à vaga, caso seja aprovado neste processo seletivo.

As chamadas serão feitas enquanto houver vagas.

Informações Importantes sobre a Matrícula

Após a publicação do resultado de cada chamada, o candidato convocado deverá efetuar
a matrícula digitalconforme cronograma acima.

O candidato deverá fazer o carregamento (upload) dos documentos obrigatórios, conforme edital.

Não será aceita alegação de desconhecimento ou falta de informação quanto à obrigatoriedade da realização da
matrícula digital, tendo em vista que todas as orientações, instruções e prazos são apresentados no 
edital

Não haverá matrícula presencial.

a5295a32-369d-4901-ab24-c6b2ff3c3d32

Não serão aceitos documentos por e-mail, impressos, ou por outro meio diferente da matrícula digital, ou ainda fora do prazo estabelecido no edital.

Será efetivada a matrícula somente se os documentos digitalizados estiverem idênticos aos originais. Serão aceitos somente arquivos para upload no formato PDF.

Não serão aceitos documentos digitalizados: ilegíveis, com informações faltantes ou incompletos.

Não será efetivada a matrícula por procuração dos candidatos inscritos nas modalidades L2, L6, L9, L10, L13 e L14, uma vez que a análise dos documentos comprobatórios será feita por comissões específicas.

O candidato que for convocado e não realizar a sua matrícula digital ou deixar de fazer upload da documentação relacionada à sua modalidade de concorrência, dentro das datas estabelecidas, perderá o direito à classificação por ele obtida e a vaga será disponibilizada para convocação do(a) próximo(a) classificado(a) na Lista de Espera.

Os candidatos que constam na Lista de Espera deverão acompanhar o processo até a última chamada, mesmo que as vagas já tenham sido preenchidas, pois podem ocorrer desistências de candidatos que já se matricularam e, com isso, novas vagas são geradas.

O prazo máximo para convocação de candidatos é 27/04/2022, e vagas eventualmente surgidas por motivo de cancelamentos, não serão preenchidas após essa data.

No ato da matrícula digital, todos os candidatos deverão fazer upload de todos os documentos exigidos à sua modalidade de inscrição e não será autorizada matrícula com documentação incompleta. A condição de ser ou já ter sido aluno de graduação da UNIFEI não dispensa a postagem dos documentos.

A qualquer tempo, caso haja denúncia contra a utilização das ações afirmativas, o aluno poderá ser convocado para prestar informações. Em qualquer situação de denúncia, será instaurado procedimento administrativo que lhe assegure o contraditório e a ampla defesa.

DOCUMENTAÇÃO BÁSICA (comum a Ampla Concorrência e cotas)

Carteira de Identidade

Caso não possua ou tenha perdido, pode ser substituída por Passaporte, Carteira de Trabalho e Previdência Social ou Carteira Nacional de Habilitação

CPF

Dispensável caso a Carteira de Identidade já contenha o número

Certidão

De Nascimento ou Casamento

Foto 3 x 4

Documento Militar

Frente e verso – para candidatos que já se alistaram

Título de eleitor

Para candidatos maiores de 18 (dezoito) anos

Comprovante de endereço

Histórico Escolar do Ensino Médio e Certificado de Conclusão do Ensino Médio

  • O Certificado de Conclusão do Ensino Médio não é obrigatório, caso essa informação já se encontre no Histórico.
  • Caso o Histórico Escolar ainda não tenha sido emitido na data da matrícula, a escola onde o candidato concluiu o Ensino Médio deverá emitir uma Declaração de Conclusão que conste o prazo para emissão do Histórico. A Declaração deve ter data de emissão de, no máximo, 30 dias antes da data da matrícula. Em caso de perda de documento oficial de identificação, o candidato deverá apresentar o registro do Boletim de Ocorrência eletrônico, no momento da matrícula.

Siga a UNIFEI nas redes sociais

Vagas Reservadas

Os candidatos que optarem por concorrer às VAGAS RESERVADAS (Lei nº 12.711/2012, alterada pela Lei nº 13.409/2016) deverão fazer o upload, no ato da matrícula, da DOCUMENTAÇÃO BÁSICA descrita acima e também da DOCUMENTAÇÃO ESPECÍFICA, de acordo com a sua modalidade de inscrição, conforme quadro abaixo (item VII.3 do edital):

Modalidade L1

Vide edital

Modalidade L2

Vide edital

Modalidade L5

Vide edital

Modalidade L6

Vide edital

Modalidade L9

Vide edital

Modalidade L10

Vide edital

Modalidade L13

Vide edital

Modalidade L14

Vide edital

Lembramos que é indispensável a leitura do edital Nº 92/2021 (Retificado) sobre o processo seletivo de admissão inicial nos curso de graduação da UNIFEI – SISU 2022

Pró-Reitoria de Graduação - PRG

#VemPraUNIFEI
Desenvolvido em parceria com SECOMDTI